WORKSHOP SOBRE PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS termina em Accra

A Igreja em África tem sido desafiada a fazer mais na área da evangelização, colocando em prática a mensagem do Evangelho e a não se basear apenas em palavras sem fatos ou actos. Dirigindo-se à sessão de encerramento de um seminário continental sobre Pequenas Comunidades Cristãs em Acra, Gana , hoje, o Núncio Apostólico no Gana , Dom Jean- Marie Speich desafiou os cristãos ser como Cristo- Verbo Encarnado .

Ele ressaltou que as reuniões e cursos não são para chegar a proposições ou decisões que não podem ser postas em prática, acrescentando que ” estamos fartos de discursos, palestras e apresentações “. O que é necessário, sublinhou, são Comunidades cristãs que não têm membros poltrona, mas sim pessoas que trabalham para o progresso da Igreja na África.

Arcebispo Speich observou que as Pequenas Comunidades Cristãs existem em África há mais de 150 anos. Ele disse que os homens e as mulheres pobres, catequistas, etc., deram o testemunho da fé católica desde a chegada dos primeiros missionários que formaram, por assim dizer, as primeiras Pequenas Comunidades Cristãs.

O Núncio sublinhou que, o cristianismo é, em grande medida uma Religião Tradicional Africana. Ele explicou que a Sagrada Família fugiu para o Egipto, onde recebeu protecção, portanto, o cristianismo não deve ser visto como uma religião estrangeira, mas uma religião da qual a África partilha sua fundação. “O cristianismo não veio para a África, também nasceu em África. ” Ele lembrou aos participantes que a Sagrada Família é Patrona das Pequenas Comunidades Cristãs .

Arcebispo Speich também aconselhou os participantes vindos de 12 países africanos diferentes e que representam cinco dos oito Episcopados regionais de África a não se deixar levar por ideologias modernas, mas a manter a sua identidade Africana.

Os quatro dias (22-25 Novembro de 2014) do workshop com o tema: Pequenas Comunidades Cristãs, para um Ano Africano da Reconciliação partilhando experiências com outras igrejas, foi oficialmente aberto pelo Rev. Pe Joseph Komakoma, secretário-geral do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM).

O Pe. Komakoma disse que o Workshop surge na sequência do que foi realizado há dois anos no Quénia. Foi também a realização de um mandato conferido pelos Bispos da África para abordar as questões relativas às comunidades cristãs, conforme descrito na Primeira Assembleia Especial 1994 para a África do Sínodo dos Bispos Africano Sínodo e da Exortação Apostólica da Segunda Assembleia Especial para 2009 a África do Sínodo dos Bispos (Africae Munus ) que desafia os membros das Pequenas Comunidades cristãs a ser agentes de reconciliação , justiça, paz e reconciliação.

O workshop também foi visto como uma forma de preparação para envolver as Pequenas Comunidades cristãs do continente na busca de estratégias para a celebração do Ano Africano da Reconciliação cujas datas serão anunciadas em breve.

Mr. Michael Meyer, do Departamento Teológico da MISSIO, Aachen em sua apresentação elogiou a Igreja na África por trabalhar na formação ou revitalização das Pequenas Comunidades Cristãs em todos os níveis da Igreja no continente. Ele aconselhou, no entanto, que, para sustentar as comunidades e torná-las mais vibrantes, há necessidade de criar uma plataforma ou sistema de rede. O Sr. Meyer também fez uma breve apresentação da situação actual da Igreja na Alemanha, ele disse que estava passando por alguns desafios.

Foram feitas apresentações sobre os seguintes subtemas durante o Workshop:

a) A Teologia das Pequenas Comunidades Cristãs e da necessidade de reconciliação na África à Luz da Africae Munus pelo Rev. Pe Ignace Ndongala , teólogo da RDC a trabalhar no Canadá.

b) O Apostolado Bíblico ao Serviço da Reconciliação na África do P. Yves- Lucien Evaga Ndjana , Director de BICAM , Secretaria SECAM .

c) Pequenas Comunidades Cristãs fortalecimento da Igreja local na base por meio da inculturação e do diálogo no Espírito de Ujamaa em Kigoma, na Tanzânia pelo Rev. Pe Ferdinand BARUGIZE , Kigoma Diocese , na Tanzânia.

O Workshop organizado pelo SECAM em colaboração com MISSIO, Aachen, Alemanha também teve relatórios de peritos sobre as Pequenas Comunidades Cristãs de alguns países do continente Africano , por exemplo, República Democrática Congo , Costa do Marfim , Gana, África do Sul e Tanzânia.

 

Os participantes concluíram o Workshop com uma série de recomendações que incluíram a criação de Pequenas comunidades Cristãs lá onde elas ainda não existem. Um Grupo de Trabalho será constituído para elaborar as modalidades para um workshop de seguimento em 2015, em Burkina Faso.

A Celebração Eucarística da cerimónia de abertura e do Workshop foram dedicados ao Rev. Pe Pierre Ile Bosangia , Primeiro Vice- Secretário-Geral do SECAM que morreu no curso de preparação para o Workshop de 11 de Novembro de 2014. Ele já foi enterrado em seu país de origem, na RDC.

English
Subscribe to SECAM Newsletter
Church-Family of God in Africa, Celebrate your Jubilee! Proclaim Jesus Christ your Saviour.
Your Information will never be shared with any third party.