Bishop Badejo designado Presidente da Comunicação Social do SCEAM

O Reverendíssimo Dr. Emmanuel Adetoyese Badejo, Bispo da diocese de Oyo, Nigéria, foi designado Presidente para Comunicações do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagascar (SCEAM). A designação, que toma efeito imediato, foi comunicada por carta assinada pelo Presidente do SCEAM, o Arcebispo Gabriel Mbilingi de Lubango, Angola.

A designação do Bispo Badejo é encarada como uma tentativa para reativar o Comité Episcopal Pan-Africano das Comunicações Sociais, cujo acrónimo CEPACS, é derivado do nome original francês: Comité Episcopal Pan-Africain des Communications Sociales. O CEPACS cuja presidência ficou vaga desde 2004 foi criado em Ibadan, Nigéria, no final de um encontro que teve lugar do 28 de Novembro a 2 de Dezembro 1973 o qual reuniu os Bispos Africanos em colaboração com o Conselho Pontifical das Comunicações Sociais e o Stem Van Afrika (Voz da África) da Holanda.

Os objetivos do CEPACS-SECAM Comunicações são nomeadamente:

1. Estimular, promover e coordenar as atividades da comunicação social da Igreja em África aos níveis tanto regional quanto continental.

2. Promover a dimensão cristã por meio do aproveitamento de todos os aspectos da comunicação social no processo da evangelização, que inclui o desenvolvimento integral da pessoa humana.

3.  Estimular boas relações com as organizações da comunicação social tanto cristãs quanto leigas aos níveis regional, continental e internacional.

4. Trabalhar de uma maneira especial e em estreita colaboração com o Concílio Pontifical para Comunicações Sociais e com Organizações Católicas Internacionais, por exemplo, SIGNIS e CAMECO.

5.  Colaborar com outras organizações Africanas e mundiais que mantêm relações com estas Organizações Católicas Internacionais.

O Bispo Badejo, nascido em 13 de Julho de 1961, já é Presidente da Diretoria das Comunicações Sociais da Conferência dos Bispos Católicos da Nigéria (CBCN), e será o quinto Presidente da SCEAM Comunicações. Fez seu curso secundário no Seminário Menor da Igreja Local e passou a estudar filosofia no Seminário Maior Regional dos Ss. Pedro e Paulo o qual estava afiliado à primeira universidade da Nigéria, a Universidade de Ibadan, até 1980. De lá seguiu para Roma, Itália, para prosseguir seus estudos teológicos. No verão de 1983 frequentou um curso da Bíblia na Universidade Hebraica em Hadassah, Jerusalém. Em 1984, tirou sua licenciatura de Bacharel em Teologia da Universidade Pontifical Urbana em Roma. O Bispo Badejo foi ordenado padre em Osogbo, Nigéria, em 4 de Janeiro de 1986. Serviu no mesmo local como Pastor Associado durante sete anos. Durante o período em apreço ele ocupou vários cargos, for exemplo: Diretor Diocesano das Vocações, Adjunto do Diretor Diocesano das Comunicações e Presidente, Diretor Diocesano das Comunicações.

O Bispo Badejo, que manifestou grande interesse em Comunicações foi brindado com a oportunidade de participar na Universidade de Verão para Jornalistas da União Internacional Católica para a Comunicação Social (UCIP) em Friburgo, Genebra em 1989. No mesmo ano foi agraciado com o prêmio a Mídia em Vosso País (Prêmio do Melhor Jornalista da UCIP) durante o Congresso Mundial da UCIP em 1989 em Ruhpolding, Alemanha.

Prosseguiu os estudos superiores no mesmo domínio em Roma onde recebeu a Licentiatura em Ciências da Comunicação da Universidade Silesiana em Roma como o melhor estudante na sua Faculdade em 1995. Durante os seus estudos em Roma, de 1993 a 1994 foi Presidente da Associação dos Padres e Religosos Nigerianos em Roma.

Ao seu regresso à sua diocese foi designado em 1996 como Secretário/Diretor do Departamento da Comunicação do Secretariado Católico da Nigéria em Lagos; um cargo que ele ocupou até 2003. Durante este período fundou e serviu como Primeiro Capelão Nacional da Associação dos Artistas e Humoristas Católicos da Nigéria, (Filme/Video) CAEAN de 2005 a 2006. Serviu igualmente como Administrator da Catedral Católica de São Bento, Osogbo e tornou-se Vice-Presidente, Associação dos Cleros Indígenos de Yorubaland.   Em 2006 passou um ano Sabático nos EUA, regressando ao seu país em Abril de 2007 com o propósito de escrever uma tese doctoral sobre o tema do Filme e a Espiritualidade.
Contudo, em 14 de Agosto daquele mesmo ano foi eleito Bispo da sua antiga diocese de Oyo e ordenado em 20 de Outubro 2007.

O Bispo Badejo que é também um músico de renome e dramaturgo produziu as seguintes obras:

Para um Céu Mais Limpo” (Drama Publication, Rome, 1989); “Na Família de Deus” (Kassette de Música, sobre a Doutrina Cristã 1999); “O Pão Rompido” (Video Documentário sobre o 3o Congresso Eucarístico Nacional Nigeriano, 2002. As outras obras são “Tomar Minhas Mãos” (CD de Advocacia Musical sobre HIV/SIDA), 2003 e “Pense Nisso” (Video Documentário sobre os Deficientes da Sociedade para o Centro de Reabilitação de Santa Maria, Ipetumodu, Osun State, Nigeria).

Ele é também Colunista de alguns jornais nacionais Nigerianos, convidado constante em muitos programas audio-visuais e um pregador e conferencista de renome.

English
Subscribe to SECAM Newsletter
Church-Family of God in Africa, Celebrate your Jubilee! Proclaim Jesus Christ your Saviour.
Your Information will never be shared with any third party.