SCEAM CRIARÁ UM COMITÉ CONTINENTAL DE RECONCILIAÇÃO

Um Comité Continental de Reconciliação será criado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SCEAM) para abordar questões que poderão redundar em conflitos ou violência e também para mediar lá onde ocorrem.

Isto estava contido numa Mensagem Final assinada em 15 de Março 2015, pelo Arcebispo Gabriel Justice Anokye, Segundo Vice-Presidente do SCEAM e Presidente da Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento do SCEAM, no final de um Congresso Continental subordinado ao tema: Justiça e Paz a serviço da Reconciliação e o Desenvolvimento Integral da África que teve lugar em Windhoek, Namibia de 12 ao 15 de Março 2015.

Os participantes do Congresso notaram que a África se denfronta frequentemente com questões de violência e extremismo religioso e apelaram a um diálogo inter-religioso sincero e engajado voltado à consolidação da paz e a agregação dos povos e de culturas. “Estamos convictos de que o diálogo inter-religioso conjugado com as práticas da boa governação pelos nossos dirigentes Africanos constituirá um autêntico motor para o desenvolvimento integral dos nossos países,” frisou a Mensagem.

Quanto à Migração, os participantes apelaram aos dirigentes Africanos no sentido de lutarem para a criação de melhores condições de vida e de postos de trabalho, nomeadamente para os jovens, por meio da governação intelligente, responsável, boa e sólida e o uso prudente dos recursos.

Em resposta à crise sanitária, incluindo a doença por virus Ebola, a pandemia do HIV/SIDA e outras doenças como o paludismo, a Mensagem gostaria que a Igreja, na sua qualidade de Igreja-Família de Deus em África, intensificasse o papel significativo que tem desempenhado para a promoção das políticas sanitárias nacionais. Também apelou aos Governos nacionais em África no sentido de fazer do acesso aos cuidados de saúde um direito para todo o povo e não um privilégio para os ricos.

Durante o Congresso, o Rev. Pr. Fradereck Chiromba, Secretário Geral da Conferência dos Bispos Católicos do Zimbabwe, apresentou uma comunicação sobre o Diálogo Político e Transições Democráticas Pacíficas em África: Papel dos Gabinetes Católicos de Ligação Parlamentar (GCLPs).

Segundo disse o GCLP como veículo oficial para contacto e diálogo entre a Igreja Católica e o Parlamento ou o Governo deve proporcionar uma avenida para a Igreja – como parte da sociedade civil – contribuir aos debates sobre questões de política pública, exercer uma influência em prol do bem comum em áreas de preocupação política, económica e social e ajudar a moldar as evoluções legislativa e política.

Caritas Africa, por seu lado, definiu os efeitos da Mudança Climática que provocam extremas condições da meteorologia, resultando assim em fraca e pobre produção agrícola, a perda de modos de vida, fraca saúde e por vezes perturbações sociais.

Sr. Jacques Dinan, o Secretário Executivo da Caritas Africa, que fez a comunicação por isso apelou a medidas tais como a Adaptação à Mudança Climática e a necessidade para trabalhar em rede para o lobbying e a advocacia para se atacar ao fenômeno.

A título de medidas destinadas a ultrapassar as questões da Mudança Climática e tirando um exemplo da Rede da Igreja Pan-Amazónica (REPAM), as Comissões Justiça e Paz da África criarão a Rede da Igreja Africana reagrupando em particular os países vizinhos da Floresta Equatorial para a gestão transparente e responsável da mesma.

Outras comunicações apresentadas no Congresso incluem: a) O Papel da Igreja na Promoção da Coesão Social e das Políticas Nacionais para Ripostar às Epidemias tais como o HIV e à doença por virus Ebola, pelo Rev. Richard W. Bauer, um Padre MaryKnoll e b) Reconciliação em África, pelo Rev. Pr. Joseph Aka, Secretário Geral Adjunto das Conferências Episcopais Regionais da África Ocidental (RECOWA).

Os participantes expressaram a sua gratidão a MISEREOR, uma Agência Alemã de Desenvolvimento, CAFOD do Reino Unido e CARITAS África para a sua assistência e solidariedade.

English
Subscribe to SECAM Newsletter
Church-Family of God in Africa, Celebrate your Jubilee! Proclaim Jesus Christ your Saviour.
Your Information will never be shared with any third party.