O secretariado do SECAM avalia suas actividades

Rév. Pr. Minani

Rev. Fr. R. Minani addressing the Staff of SECAM

29 de janeiro de 2016

Comunicado de imprensa do Gabinete de Comunicação do SECAM

A equipa do Secretariado do Simpósio das Conferências Episcopais da África e do Madagáscar (SECAM) realizou recentemente um encontro de dois dias de avaliação das actividades do triênio (2014-2016) do Plano de Acção Pastoral e Desenvolvimento Humano.

O plano de acção recai no Plano Estratégico do SECAM que vai de 2013 a 2018. Foi essencialmente determinado pelas resoluções e orientações da 16ª Assembleia Plenária, realizada em Kinshasa (RDC) de 8 a 15 de julho de 2013, e ainda pela Exortação Apostólica pós sinodal – AFRICAE MUNUS e ECLESSIA IN AFRICA, com o objectivo de fazer do SECAM o colaborador maior como catalisador para a construção de uma África reconciliadora, fomentando os caminhos da verdade, da justiça, do amor e da paz. Além disso, procura ainda traduzir a teologia em acção pastoral, fornecendo indicações claras e práticas para as actividades pastorais assim como outros esforços de evangelização do SECAM para o bem comum da Igreja na África e não só.

Durante os trabalhos de avaliação, o senhor Paul Muchena, responsável do programa da Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento do SECAM, e que na ocasião era moderador da sessão de avaliação, deu oportunidade para que cada comissão/departamento pudesse descrever exaustivamente como foram alcançados os trabalhos planeados. Houve um panorama geral de vários temas, tais como SECAM – planeamento do quadro de projectos e do processo de avaliação como técnica e projectos de monitoramento e avaliação. O secretário geral do SECAM Rev. Pe. Joseph Komakoma, tinha feito uma a presentação na MISSIO, Aachen Linhas guia para programas de pastoral.

Em geral, foi notório que muito foi realizado durante o período em análise. Por exemplo, muitas das tarefas que a Assembleia Plenária de 2013 pediu ao Secretariado de executar, foram realizadas. Evidentemente muito mais poderia ter sido feito se houvesse uma maior cooperação, coordenação e colaboração entre a equipa do SECAM, por um lado, e também entre o Secretariado do SECAM e as conferências episcopais nacionais e regionais, por outro.

A apresentação da avaliação foi feita pelo Rev. Pe. Rigobert Minani, SJ, Coordenador do Jesuit Africa Social Centres Network (JASCNET), em relação ao caminho a seguir olhando o Plano geral estratégico do SECAM e aquele dos desafios da COP 21 para a Igreja e os estados na África. (COP 21: COP stands for Conference of the Parties, em referência aos países que assinaram o Acordo regulatório para mudança climática das Nações Unidas de 1992. A COP de Paris foi a 21ª dessas conferências).

Concentrando-se mais na COP 21, Pe. Minani acentuou a necessidade para a Igreja e para os governos da África de serem mais pró-activos em responderem às questões globais, particularmente nas áreas que podem representar desafios para o continente africano. Evidenciou que mesmo se a Igreja Católica estava representada na conferência de Paris a vários níveis, ele sentiu a lacuna de uma representação adequada da Igreja na África.

Consequentemente, apelou para uma mais vasta difusão e formação de consciência, entre os bispos e outros agentes de pastoral, do documento da COP 21, que, segundo ele, aborda mais ao menos as mudanças climáticas ou as questões ecológicas que foram levantadas na encíclica de Papa Francisco – Laudato Sì.

A fim de que a Igreja na África possa dar um contributo no que diz respeito a promoção de causas e reforço das capacidades e também para que a África possa beneficiar e adquirir créditos das acções realizadas pelos países para pôr um limite à emissão de gases efeito estufa, Pe. Minani enfatizou que seria necessária a criação de centros de pesquisa em algumas das universidades católicas do continente.

A equipa concluiu a avaliação com a elaboração do calendário das actividades do Secretariado do SECAM para 2016.

Elaborado por: Benedict B. Assorow
Director de comunicação do SECAM.

English
Subscribe to SECAM Newsletter
Church-Family of God in Africa, Celebrate your Jubilee! Proclaim Jesus Christ your Saviour.
Your Information will never be shared with any third party.