O Comité Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM) iniciou a sua primeira reunião anual de 2026 em Acra, no Gana. Vinte participantes, incluindo catorze bispos, presidentes e vice-presidentes das oito regiões eclesiásticas do continente e das suas ilhas, estão reunidos de 21 a 24 de Janeiro de 2026.
A reunião foi oficialmente aberta por Sua Eminência o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, Arcebispo de Kinshasa e Presidente do SCEAM, que deu as boas-vindas aos bispos e membros do Comité Permanente a esta reunião, que descreveu como “oportuna e graciosa”.
No seu discurso de abertura, o Cardeal Ambongo expressou a sua gratidão pela presença dos participantes e enfatizou a natureza providencial desta reunião, que tem lugar logo após a primeira reunião do Conselho Presidencial e a visita do SCEAM a Sua Santidade o Papa Leão XIV.
Continuidade e Compromisso Renovado
O Presidente do SCEAM destacou a importância desta reunião, a primeira sessão do Comité Permanente desde a 20ª Assembleia Plenária, assinalando o que descreveu como um “novo começo” enraizado na continuidade e no compromisso renovado. Salientou que as resoluções e os mandatos da Assembleia Plenária de 2025 no Ruanda devem agora ser traduzidos em prioridades concretas, estruturas eficazes e ações responsáveis em todo o continente.
O Cardeal Ambongo deu as boas-vindas aos novos membros que participam pela primeira vez no Comité Permanente: Dom José Manuel Imbamba (Angola, 2º Vice-Presidente), Dom Joachim Ntahondereye (ACEAC), Dom Charles Yava Mahuza (CEROI), Dom Sarrio Cucarella Diego Ramon (CERNA) e Dom Liborius Ndumbukuti Nashenda (IMBISA). Prestou também homenagem aos membros que deixaram o cargo pelo seu serviço, sabedoria e sacrifícios, que contribuíram para o fortalecimento do SCEAM e da unidade da Igreja em África. Implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade
Situando o encontro no contexto eclesial mais vasto, o Cardeal enfatizou a importância da fase de implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade. Reafirmou que a sinodalidade ressoa profundamente com a concepção africana da Igreja como Família de Deus, apelando a uma comunhão mais profunda, a uma responsabilidade partilhada e a uma maior eficácia missionária entre bispos, clérigos, religiosos e leigos.
Referindo-se às realidades do continente africano, o Cardeal Ambongo reconheceu os muitos sinais de esperança, incluindo o dinamismo das comunidades de fé, a vitalidade da vida familiar e a energia dos jovens. Ao mesmo tempo, chamou a atenção para os graves desafios que África enfrenta, como os conflitos armados, a insegurança, as deslocações forçadas, a pobreza, o desemprego, as crises de governação e a crescente emergência ecológica. Salientou que a Igreja deve permanecer uma voz profética e credível na defesa da dignidade humana, na promoção da paz e da reconciliação e no acompanhamento das comunidades vulneráveis.
O Comité Permanente está a trabalhar em itens-chave da sua agenda, incluindo a revisão do Plano Estratégico do SCEAM, em consonância com as orientações da sua Visão 2025-2050; a adoção de um orçamento focado na transparência e na sustentabilidade; o reforço da evangelização e da liderança juvenil; a promoção da educação e formação católica no âmbito do Pacto Africano para a Educação; e o acompanhamento de questões estatutárias e de governação. “Estes são assuntos importantes que exigem não só discussão, mas também decisões e a sua implementação”, afirmou o Presidente do SCEAM.
Gabinete de Comunicação do SCEAM