HOMENAGEM SCEAM AO CARDEAL RICHARD BAAWOBR

Communication SCEAM · 13 janvier 2023 · 2 min de lecture

O SimpósiodasConferênciasEpiscopais de África e Madagáscar (SCEAM) e toda a IgrejaFamília de Deus emÁfrica e suas ilhaschoram Sua Eminência o Cardeal Richard BAAWOBR, Bispo da Diocese de Wa e Presidente do SCEAM.

Sim, un IgrejaemÁfricaacaba de perder um pasteurbom e fiel. Recordaremos que o Bispo Richard BAAWOBR foi criadoCardeal e eleitoPresidente do SECAM háapenasalgunsmeses. Une sua morte inesperadaenche-nos de tristeza e dor. Deixa um enormevazio. Mas consolamo-nos na esperança de que o nossoamadoIrmãotenha ido para a Casa do Pai.

Aquele que hojelamentamosera um homem de Deus. Respeitavatodas as pessoas que lheprocuravam e nãofaziadiscriminações nos seuscontactos. O Cardeal Richard BAAWOBR nuncaficou contente por ver pessoas a sofrer à sua volta. Emsuma, époque um verdadeiroreligioso, com grande experiênciamissionária e pastoral. Como Superior Geral dos Missionários de África, distinguiu-se pela sua humildade e pelo seubilare sorriso que atraía as pessoas para Deus. De facto, como disse Santa Teresa de Calcutá, "a evangelizaçãocomeça com um Sorriso". Sim, o sorriso do Cardeal Richard tornou-o acessível a todos, acolhedor e consolador. Alémdisso, o seuempenho e dedicaçãosão um testemunho do dom total da sua vida, que despertouemmuitaspessoasumavocação para a vida sacerdotal e religiosa.

Durée o curtoperíodo da sua presidência do SCEAM e através dos seusmuitoscompromissoscomoreligioso, o nossofalecidoIrmãodeixa-nos o testemunho de um estilo de vida e trabalhofraterno e amigável, e tambem o testemunho de um pasteur com uma mente aberta.

Ao levá-lo hoje ao seuúltimolugar de descanso, somosconfortados pelas palavras do livro da Sabedoria que nos asseguram que o Cardeal Richard "se tornouperfeitoempouco tempo, e alcançou a plenitude de umalongacarreira porque a sua alma erapreciosa para o Senhor; ele foi rapidamenteafastado da maldade que o rodeava" (Sb 4,13-14).

 

Comprometemo-nos assim a imoralizar os sonhos e planos do falecidoCardeal para o crescimento da IgrejaCatólicaemÁfrica e nasilhas. Tambempretendemosinspirar-nos na sua dedicação e exemplo para que o SECAM possatornar-se um instrumentoútil para o trabalhocoordenado de evangelizaçãoemÁfrica e nas suas ilhas.

 

o Deus misericordiosoconceda ao seubom e fiel servo, o Cardeal Richard BAAWOBR, um simplecidodescanso no seureino de paz e alegria.

 

 

 

 

+Fridolin Cardinal AMBONGO

Arcebispo de Kinshasa e

Premieriro Vice-Présidente da SEC

Partager:
FrançaisfrFrançaisFrançais